Tenho razões para ser gandarês : Sou neto da "Ti Manca", do "Ti Zé da Domingas", da "Ti Alzira da Reboca"! Forma simples que encontro para com eles dialogar, fazer com que nunca sejam esquecidos, que os meus filhos, amigos e todos os que a este blog se desloquem, deles se lembrem. Deles e doutras personagens a quem me curvo pela sabedoria, pela forma de vida, pela maneira de estar, pela influência que em mim tiveram, pelo sorriso que ainda ostentam nas imagens que os perpetuam no Campo Sagrado.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
...está a chegar o mês de Março!
A passos largos, está a chegar o mês de Março!
.../...
... a terra está cheia de fina e densa camada de pontas de pasto ligadas ao solo pela raiz, meio amarelecidos, cortado a foicinho, posto em gabelas e carregado aos feixes, á cabeça, para a manjedoira, “grafado a grafado” alimentando assim a “loira”, a “preta”, suas filhas e a Junta composta pelo “Cabano” e pelo “Amarelo”. Tanto um como outro, embora bois de porte, força e respeito, trabalham num só espaço, um só lado, enquanto juntos ao taimão do arado, charrua, grade, rodo ou mesmo ligados ao chicote no amanho do oceano.
Ai de quem intencional ou deliberadamente tentar colocar o cabano do lado esquerdo da canga ou o amarelo do lado direito: é certo e sabido que não andam para a frente nem fazem rego direito! No entanto cada um deles no carro de barais e por si só, muito dificilmente se consegue achar um melhor que o outro.
...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário