quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

…… cedo ainda o barulho dos tractores a circular pelas ruas se fez ouvir. Para dar o alerta, lembrar os moradores, iam usando os apitos…
Ao portão iam aparecendo cabeças que chamavam e entregavam os géneros, dinheiro ou davam a conhecer a intenção de fazer e levar uma oferta para ser vendida em leilão.
Em pouco mais de uma hora tinham cumprido a sua missão e estavam a entregar os géneros recolhidos.
Rumaram a casa, mudaram de roupa e apressaram-se a chegar á Igreja para cumprir o preceito dominical.
O tempo ajudava e as coisas correram como estava previsto. Encontraram-se os Reis ás treze horas e trinta minutos no local habitual e teve inicio o cortejo verdadeiramente dito.
Naturais e contagiantes de alegria, eis os elementos da tocata da Secção de Folclore e Etnografia da ACR que, de grupo engrossado por muitos elementos do Grupo Coral animaram/dinamizaram o ambiente que se vivia e percurso que se fazia entre o sítio dos diversos quadros vivos que se recriaram. Entoaram-se músicas e cânticos alusivos á manifestação cultural de fé!
Nem mesmo o facto de ter sido substituído o Rei Herodes á última hora provocou qualquer entrave ao normal desenrolar dos acontecimentos no evento.
Foram uma vez mais cumpridos os objectivos!
Cumpriu-se a tradição! Vivenciaram-se os reis magos! Adorou-se o Menino! Leiloaram-se as oferendas cujo produto reverteu a favor dos trabalhos em curso no cemitério….

1 comentário:

  1. João Manuel09 fevereiro, 2012

    gosto deste blog fas-me manter mais perto da minha gente...

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue