Tenho razões para ser gandarês : Sou neto da "Ti Manca", do "Ti Zé da Domingas", da "Ti Alzira da Reboca"! Forma simples que encontro para com eles dialogar, fazer com que nunca sejam esquecidos, que os meus filhos, amigos e todos os que a este blog se desloquem, deles se lembrem. Deles e doutras personagens a quem me curvo pela sabedoria, pela forma de vida, pela maneira de estar, pela influência que em mim tiveram, pelo sorriso que ainda ostentam nas imagens que os perpetuam no Campo Sagrado.
terça-feira, 6 de julho de 2010
e havia carros de três rodas para facilitar a vida e transporte de cargas!
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Numa época mais recente, eram também utilizados os carros de três rodas para o transporte de cargas. Veículos de três rodas, raiadas de madeira com aro exterior de ferro e uma plataforma, com uma área aproximada de um metro e meio, quadrado. A colocação das rodas formavam um triangulo, equilátero, horizontal, em que a base assentava sobre o eixo que unia duas delas e a terceira, colocada na linha do vértice, mais não era que a guia e parte da frente do carro. A plataforma, com o feitio de um quadrilátero irregular, assentava sobre as “longarinas” do carro (uma estrutura composta por duas peças de madeira, na largura mais estreita que esta e no comprimento com maior dimensão, pois apoiava directamente sobre o eixo da roda da frente, colocada imediatamente a seguir á estrutura de base. Na parte de trás e com origem nas longarinas, subiam duas colunas até cerca de um metro e vinte de altura e eram unidas por vara redonda que iria servir para empurrar e guiar o carro. Já não circulam no Seixo, mas ainda os há em muito bom estado nalgumas casas.
Passou das boas o nosso ti Manel! Além de alfaiate e lavrador, num rasgo de ousadia e devido à necessidade de angariação de mais uns tostões para sustento da prole, deixou as terras...
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