Tenho razões para ser gandarês : Sou neto da "Ti Manca", do "Ti Zé da Domingas", da "Ti Alzira da Reboca"! Forma simples que encontro para com eles dialogar, fazer com que nunca sejam esquecidos, que os meus filhos, amigos e todos os que a este blog se desloquem, deles se lembrem. Deles e doutras personagens a quem me curvo pela sabedoria, pela forma de vida, pela maneira de estar, pela influência que em mim tiveram, pelo sorriso que ainda ostentam nas imagens que os perpetuam no Campo Sagrado.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Tudo lembra no seu tempo,
Trabalharam que nem galegos de sol a sol, fizeram a empreitada e agora iam concretizar o combinado: ir á praia com a família! Eles, as mulheres e os filhos.
Levantaram-se cedo. Foi preciso atiçar o lume pondo-lhe mais uns tiços para acabar de cozer a merenda que iriam degustar na praia e arranjar depois tudo o resto. Enquanto a Maria e filhos faziam estes preparativos, o Manuel foi para os currais dar as voltas: tirar o leite á loira, cortar uma abóbora e pô-la na pia dos porcos, pôr uns grafados de pasto ao outro gado, tirar os ovos e dar milho às galinhas. Havia ainda de apanhar um grafadito de couves para os coelhos e galinhas. Ficava assim o gado tratado até ao anoitecer, altura em que contavam já estar em casa.
Já tenho tudo pronto, disse a Maria assomando á porta da cozinha.
Os garotos num frenesim diabólico, tinham já vestido os calções, calçado os chinelos e não haveria nada que os fizesse parar.
Pouco depois apareceu o Manel vindo já da leitaria onde tinha ido entregar o leite que a loira tinha dado nessa manhã Oito litros e um quarto. Dirigiu-se ao poço da bomba (sim porque no quintal havia um outro, bem maior, onde tinha um engenho para regar a horta) lavou o lato e colocou-o de fundo para o ar com a tampa em cima. Depois, pendurou um espelho na rabela da bomba, ensaboou a cara e, pegando na navalha que sempre ali tinha á mão, habilmente, desfez a barba. Lavou a cara e a cabeça, tirou a camisa e passou uma água pelo peito e limpou-se á toalha que um dos filhos ali lhe tinha ido colocar. Também não queria perder tempo, queria aproveitá-lo para falar com o compadre pelo caminho e, na praia, para brincar com os filhos, deixando a Maria descansar um pouco mais.
...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário