Tenho razões para ser gandarês : Sou neto da "Ti Manca", do "Ti Zé da Domingas", da "Ti Alzira da Reboca"! Forma simples que encontro para com eles dialogar, fazer com que nunca sejam esquecidos, que os meus filhos, amigos e todos os que a este blog se desloquem, deles se lembrem. Deles e doutras personagens a quem me curvo pela sabedoria, pela forma de vida, pela maneira de estar, pela influência que em mim tiveram, pelo sorriso que ainda ostentam nas imagens que os perpetuam no Campo Sagrado.
sábado, 30 de outubro de 2010
… que rica terra de milho. Graças a Deus.
O suor escorria-lhe pelos rostos ensopando as camisas com mangas arregaçadas. Estavam “verdenegros” mas com a empreitada acabada. Tinham conseguido até aquela hora cortar todo o milho, uma senhora terra, de alto a baixo e antes do sol começar a aquecer a sério. Depois de amanhã, bem cedinho, começariam a carregá-lo nos carros das vacas para casa para junto do abrunheiro grande, próximo da eira, onde depois seria feita a cascadela. Ali sim, ali a alegria do trabalho confundir-se-ia com a alegria de viver. Ali surgiriam conversas, mexericos, cantigas, rebaldeiras, modas de roda e, quiçá, até se concretizariam as tão almejadas namoras. Era uma maneira simples de transformar o trabalho em arraial genuíno!
Fá-la-iam no sábado á noite! Mais uma maneira simples de fazer render o tempo! Mais uma vez… tempo trocado!
Trocar tempo, … só na Gandara, … feito de Gandareses, … como tantas outras coisas!...
…cheios os cestos e poceiros estes eram carregados em braços ou aos ombros pelos rapazes, gente robusta, de tês morena e dura, tisnada pelo sol do estio. As cachopas lá se mantinham nos seus cantos, em redor do monte de milho ali descarregado, cantando, dando á unha, dando nas vistas, mas sempre muito atentas a algum sinal deliberadamente cometido por algum moço, mais audaz, que assim mostrasse interesse numa eventual aproximação. Caso lhe interessasse, ela daria a entender aos vizinhos que estava apertada, que precisava de mais espaço para trabalhar e assim lhe dava a entender que poderia aproximar-se, sentar-se a seu lado a cascar milho e entabulando conversa, inicialmente meio envergonhada e tendo por tema quase sempre o tempo, as culturas, as medas de pasto e carapitas, as cabanas de palha de milho (que naquele tempo eram sinal evidente de riqueza, de muito verão feito, de casa farta!)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário